(28/05) - O conselheiro Carlos Pinna, diretor da Escola de Contas (Ecojan), foi o responsável por proferir, nesta quinta-feira, 28, a palestra de encerramento do primeiro ciclo do projeto TCE Cidadão no ambiente virtual.
Em apenas 15 dias, a ação chegou a cinco edições e atingiu mais de 500 estudantes universitários. “Foi uma vitoriosa campanha de continuidade dos trabalhos da Escola”, afirmou.
Com o tema “O Controle Externo e suas Repercussões na Administração Pública”, o conselheiro falou para alunos do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), que pouco antes haviam assistido à sessão plenária.
Na sua explanação, ele destacou o histórico, competência e ações dos Tribunais no exercício do controle externo. Abordou ainda a penalização através da inelegibilidade para aqueles que não prestam as contas devidamente.
Ex-presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Pinna apresentou slides com jurisprudências e referências bibliográficas, o que facilitou o aprendizado dos alunos.
"É de imensurável relevância para todos os cidadãos; além disso, promove conhecimento acerca das funções, dos poderes do Estado; que mais projetos como esse ocorram", destacou Andrielly Nascimento, estudante do 3° período e monitora da turma.
Neste último encontro online, os professores Guilherme Nascimento e Eduardo Macêdo foram os responsáveis por estimularem suas turmas a participarem da ação da Ecojan. “O TCE de Sergipe tem se mostrado um instrumento relevante no aspecto acadêmico, porque abre as suas portas para acolher os alunos universitários”, comentou Macêdo.
“No âmbito acadêmico, essa parceria tem propiciado uma experiência prática fora dos muros da Universidade, tornando possível que o aluno vivencie na prática o que ele aprende apenas de forma teórica nos livros”, acrescentou.
Em todas as edições do TCE Cidadão, os estudantes assistem a uma sessão do Pleno ou das Câmaras do TCE, antes de acompanharem uma palestra com tema alusivo às competências do órgão.
Segundo a coordenadora da Ecojan, Karla Andrade, a avaliação feita pelos alunos participantes foi muito positiva, o que demonstra que o objetivo do projeto foi alcançado de igual maneira que na versão presencial.
“Está sendo feito um planejamento de datas para novas edições, de modo que os professores interessados em agendar a participação das suas turmas devem acessar o site da Escola e preencher o formulário de solicitação de visitas”, concluiu.