Teve início na manhã desta segunda-feira, 22, o segundo módulo do treinamento Áreas Temáticas do Plano Anual de Auditoria, uma iniciativa da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE).  

Ministrada pelos servidores Maisa Kalatzis Britto e Miguel Augusto Barreto Melo, a ação se estenderá até a manhã da quarta-feira, 24, quando ambos concluirão a explanação de suas temáticas. 

2208-tce.jpg
Responsável pela abordagem acerca da Auditoria em Folha de Pagamento, Maisa Kalatzis Britto iniciou a exposição teórica com modelos de auditoria e também empregará exercícios práticos com os participantes. 

"A finalidade é demonstrar que a melhor aplicação dos recursos públicos se dá a partir de uma minuciosa detecção de riscos existentes na gestão da folha de pagamentos, pois a despesa com pessoal tem um impacto grande nas contas públicas, daí a imprescindibilidade de implantação de controles que tenham como objetivo a prevenção de fraudes”, disse a palestrante. 

2208-tce2.jpg 
Coordenador de Modernização e Tecnologia do TCE, Miguel Augusto Barreto demonstrou a importância e funcionalidades do sistema de auditoria utilizado pelo TCE, o Sagres. “Irei apresentar basicamente como a tecnologia modificou e pode auxiliar na execução do PAA, compartilhando quais os dados, relatórios e painéis são passíveis de extração”, destacou. ​

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Diego Smith