O Ministério Público de Contas de Sergipe promoveu nesta quarta-feira, dia 26, um evento alusivo ao mês da mulher com a palestra “Equilíbrio do Feminino e Masculino nas Relações”. A ação, realizada na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), reuniu os servidores em um momento de interação e reflexão sobre relações de gêneros.
.jpeg)
Os ministrantes Camila Paixão e Luciano Vieira conduziram a palestra, abordando questões contemporâneas sobre as dinâmicas de interação entre gênero, inclusive no ambiente profissional. De acordo com o procurador-geral do MPC-SE, Eduardo Côrtes, além de celebrar o Dia Internacional da Mulher, a proposta foi envolver todos nas discussões e relações para construir novas subjetividades. “Tem a questão do cotidiano, do dia a dia e das relações intrafamiliares. Precisamos reforçar a criação da construção do novo olhar para aprimorar as nossas atividades”, disse.
.jpeg)
O procurador João Augusto Bandeira de Mello complementou que o tema da palestra contribui diretamente com as atividades desenvolvidas pelo MPC-SE. “Fazer controle é muito isso, fazer ouvir e perceber os diversos olhares. É a partir de muitos olhares que se faz um controle perfeito”, comentou.
A presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo, também registrou presença no evento e destacou o papel feminino em lideranças. “Nós temos trabalhado muito nos Tribunais de Contas para que a gente possa melhorar a participação feminina em todos os sentidos e primeiro nos cargos de chefia”, comentou acrescentando as medidas implementadas na Corte de Contas em prol da equidade de gênero.
Principais Reflexões

Durante a palestra, os ministrantes elaboraram o trabalho de “vivência” em grupo e compartilharam insights sobre as relações de gênero no contexto atual, incentivando uma compreensão mais profunda e respeitosa das diferenças e semelhanças entre feminino e masculino.
Após a palestra, as servidoras foram homenageadas pela atuação e contribuição direta para o desenvolvimento das atividades do Ministério Público de Contas.
Fotos: Marcelle Cristine e Cleverton Ribeiro
Texto: Mayusane Matsunae