Nesta terça-feira, dia 8, o Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPCSE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e representantes de secretarias e entidades deram continuidade às discussões visando à elaboração do plano estratégico do Pacto pela Educação. O encontro aconteceu na sala de reunião da presidência do órgão de controle e discutiu ações em prol da educação e do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) 2024.

JOAO BANDEIRA.jpeg 
De acordo com o procurador do MPCSE e coordenador do Pacto, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, a reunião teve como objetivo dar continuidade à elaboração do plano estratégico do Pacto pela Educação, a partir da construção do diagnóstico da situação atual dos objetivos estratégicos. Na oportunidade, o grupo destacou que a prioridade deve ser voltada para a alfabetização na idade certa, envidando-se todos os esforços para que as crianças sejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental.

Ainda segundo o procurador, para 2025, deve ser construída uma governança de acompanhamento da alfabetização, que seja verificada a evolução dos níveis de leitura dos alunos ao longo do segundo ano do ensino fundamental. Além disso, reforçou Bandeira de Mello, também é preciso acompanhar os estudantes do terceiro ano que, não eventualmente, tiverem proficiência suficiente de leitura, conforme avaliação da prova do Saese 2024.

Os representantes das Secretarias da Educação do Estado e do Município de Aracaju expuseram as principais dificuldades encontradas para o aprimoramento da alfabetização dos sergipanos. Dessa maneira, ficou apontado que existem muitos dados e instrumentos de avaliação e que deve haver a implementação de medidas de gestão, com engajamento de todos, a partir dos dados disponíveis. 

REUNIAO PACTO.jpeg 
No encontro, a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação em Sergipe e secretária da Educação de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Franco, reforçou também sobre a importância da formação do professor. Para a representante, a qualidade no ensino é a chave de uma educação com resultados efetivos.

Preparação do Saese

Por fim, também discutida preparação para o Saese 2024. Na reunião, foi deliberado que haverá engajamento de todos os órgãos e entidades em prol da adesão dos alunos sergipanos à avaliação, que será realizada de 11 a 26 de novembro.
 
A reunião também contou com a presença de representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Fórum Estadual de Educação, do CAC'S FUNDEB, do Conselho Regional de Administração, da Fames, da UNCME Nacional e das diretoras Roberta Roberti (diretora geral do TCE) e Roseana (do Controle Externo de Obras e Serviços do TCE).

Texto: Mayusane Matsunae
Fotos: Marcelle Cristine