​​​​

Servidores do TCE iniciam mestrado após convênio celebrado com a UFS

Quatorze servidores do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) iniciaram o curso de Mestrado através do Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração (PROFIAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A especialização foi viabilizada através do termo de cooperação técnica celebrado entre as instituições.

O Mestrado possui duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, focada na sua análise, formulação, implementação e avaliação de políticas setoriais em áreas como educação, saúde, segurança pública, habitação, geração de emprego e renda, entre outras; e Administração Pública e Organizações, que tem como objetivo a realização de pesquisas que busquem formular, implementar e avaliar práticas de gestão e estratégias organizacionais autossustentadas, de forma interdisciplinar.

A coordenadora do PROFIAP, Rosângela Sarmento, destaca que acredita no fortalecimento institucional do TCE, através do mestrado profissional. "É uma honra ver os servidores do TCE/SE, profissionais altamente capacitados, engajados neste processo de aprimoramento acadêmico e profissional. Acredito que esta formação, ministrada por nossos professores doutores, proporcionará uma visão interdisciplinar e crítica, essencial para enfrentar os desafios complexos da administração pública contemporânea".

eb740884-8ba0-474d-a0bc-645a293e5bad.jpg
A auditora de Controle Externo I, Marcelle Prata, uma das alunas do curso, conta que a especialização irá aprimorar as suas habilidades.

"O mestrado é uma oportunidade valiosa que vai impulsionar tanto meu crescimento pessoal quanto profissional, permitindo que eu aprimore minhas habilidades e conhecimentos. A iniciativa do TCE de viabilizar e incentivar essa capacitação demonstra um compromisso com o desenvolvimento de seus servidores, não só valoriza nosso esforço, mas também reforça a importância de nosso trabalho para a qualidade do serviço público. Com essa oportunidade, sinto-me ainda mais inspirada e entusiasmada para contribuir com soluções que realmente façam a diferença, ajudando a fortalecer a missão do TCE de promover transparência e eficiência na administração pública".

As aulas, ministradas por professores doutores permanentes do PROFIAP, possuem duração de dois anos e acontecem tanto no TCE quanto na UFS.
c34241fb-a8a4-4440-bdcf-512f1c4de889.jpg

Parceria

O convênio foi celebrado entre as instituições em janeiro deste ano, com o objetivo de promover ações colaborativas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. E faz parte do Programa de Capacitação, Incentivo e Profissionalização dos Servidores da Corte.

Rosângela classifica a parceria como um marco significativo. "[...] vejo a parceria firmada com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe como um marco significativo no avanço da qualificação dos servidores públicos em nosso estado. Este convênio representa uma oportunidade única para fortalecer as capacidades gerenciais e aprimorar as práticas de gestão no âmbito do TCE-SE, com impacto direto na eficiência e transparência da administração pública".
908f35b9-311e-4ad9-9658-46ff1e2d5d1d.jpg

Fotos: Marcelle Cristinne
Texto: Luana Maria 

​​