​​​​

Tribunal de Contas encaminha mais 10 toneladas de papel para reciclagem

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) encaminhou nesta segunda-feira, 16, mais 10 toneladas de papel para reciclagem na Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care). A iniciativa tem sido intensificada graças ao processo de modernização tecnológica da Corte.

Os papéis, destinados à reciclagem fazem parte do Arquivo Geral da Corte. Tratam-se de documentos e processos que já foram digitalizados ou não possuem mais serventia, como explica o chefe do setor, tenente-coronel João Adauto Meneses:

"Existe uma normativa do Tribunal que para os materiais serem descartados precisam atender alguns pré-requisitos: atingirem o prazo limite para descarte ou já estarem digitalizados. Então, basicamente, são esses dois critérios que têm que ser atendidos. Feito esse processo de digitalização, nós iniciamos o processo de descarte", explicou.
f27040e7-ab44-4ad6-9a7b-f3a6b8dcee60.jpg

A iniciativa, além de promover a sustentabilidade, ratifica o compromisso da Corte com a proteção dos dados pessoais. O presidente da Care, Darcio Ferreira dos Santos, afirma que todo o papel recolhido na Corte será triturado, passará pelo processo de reciclagem e se tornará outro tipo de papel e ressalta a importância da parceria da instituição com o TCE:

"Então, ele (o material) será bem cuidado para ser direcionado para o local certo, onde será reciclado e voltará transformado em outro tipo de papel. [...] É uma parceria de longa data. É um órgão muito importante para a gente e ajuda em muitas coisas. [...] A gente espera que aqui sirva de modelo para outros órgãos também poderem contribuir", disse.
f9920fc9-9758-431c-a6e7-75b3ee9f0db6.jpg

Além de todos os benefícios já citados, segundo o presidente da Care, a iniciativa colabora também com o sustento das famílias que sobrevivem a partir do valor ganho com os materiais reciclados.

Além de reforçar a parceria já existente com a Care, o TCE desenvolve atualmente uma série de ações sustentáveis visando a preservação do meio ambiente. Desde o início do ano foi criada no órgão a Comissão de Sustentabilidade que tem estimulado a coleta seletiva nos setores, além da utilização da ecofonte na impressão de papéis e da elaboração de estudo energético para instalação de placas fotovoltaicas para imersão no mercado livre de energia.​
d3d1b673-a6a8-42b1-8a5d-8e2f42dfe31a.jpg

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Luana Maria

​​